terça-feira, 14 de julho de 2009

Matelândia - A força da mulher no Poder Legislativo



Em pleno século 21, as mulheres conquistam a cada dia um espaço maior na sociedade. Em todos os setores se destacam pela capacidade intelectual e disposição, sem contar aquelas que ainda despendem o seu tempo para lidar com os afazeres domésticos.
O cenário não é diferente no meio político. Em Matelândia, por exemplo, três mulheres do mesmo partido, o PMDB, lutam pelos interesses de toda a comunidade na fiscalização direta dos recursos públicos aplicados para melhorar a qualidade de vida da população. Dos nove vereadores de Matelândia, três representam o ex-sexo frágil: Eliete Ponciano Pinto, Kátia Duarte da Silva e Liria Perini Carneti, a Kika. Uma das mais experientes, Eliete Ponciano Pinto (PMDB), possui larga experiência como figura pública em Matelândia. Sempre envolvida na área da cultura, hoje encara um novo desafio pessoal ao assumir uma cadeira no Legislativo. Eleita com 475 sufrágios, foi a quarta mais votada do município. Eliete já ocupou a direção do Departamento de Cultura na gestão de Valdir Smanioto, em 1990. Depois de seis anos dedicados à cultura, a atual vereadora assumiu o Consórcio Intermunicipal de Saúde, na época sediada em Matelândia e em seguida o Departamento de Indústria e Comércio. Passado algum tempo, foi chamada para assumir a Secretaria Municipal de Saúde e na primeira gestão 2005/2008 de Édson Primon, ocupou a Secretaria de Indústria e Comércio.
Há alguns anos chegou a pensar em postergar uma vaga no Legislativo. “Mas ainda não estava madura”, disse. “Passei em praticamente por todas as áreas de administração, menos a de Obras”. A intenção, segundo Eliete, era entender o outro lado do Poder Executivo. “Agora, com a experiência adquirida durante anos, a meta é acompanhar de perto e buscar uma solução para as principais necessidades da população”. Para ela, o papel do vereador é de extrema relevância para o desenvolvimento de uma cidade.
Ela destaca também a união consolidada entre as vereadoras. “Uma ajuda a outra”, comenta Eliete. Dias atrás as três ocuparam o plenário e apresentaram um detalhado levantamento das obras em andamento e concluídas em Matelândia, com tópicos e fotografias. “Essa é a função do vereador”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário