sexta-feira, 25 de setembro de 2009

RAMILÂNDIA


Casal destaque de Ramilândia o professor e vereador
Ademar de Jesus (Zequinha) e Silvana Trevizan secretária de
Educação e presidente do PT. Ela que foi aprovada para cursar
o mestrado em letras na UNIOESTE Cascavel. Em 2010
estará fazendo o curso. Parabéns e que DEUS continue
iluminando pessoas bacana como vocêis ai da nossa
querida Ramilândia.

Circuito Sabiá recebe atenção da Secretaria de Estado do Turismo


O Circuito Sabiá recebeu mais visitantes que fortalecem o propósito do Turismo Rural na Agricultura Familiar de Matelândia. Desta vez, representantes da Secretaria de Estado do Turismo estiveram no município conhecendo as potencialidades do setor. Deise Bezerra da Coordenadoria do Planejamento Turístico do Estado do Paraná e que representou o Secretário de Turismo do Estado do Paraná, destacou a atratividade do Turismo Rural de Matelândia. “Nós fizemos um levantamento das principais produtos turísticos do interior do Paraná e encontramos uma grande ação desenvolvida aqui em Matelândia, no Circuito Sabiá”, disse. Ela ainda disse que para o próximo ano devem ser desenvolvidas novas parcerias com o SEBRAE e com a Fecomércio, em que alguns locais serão identificados para um trabalho regional. “É esta autenticidade do meio rural que as pessoas procuram no meio turístico atualmente”, avalia. De acordo com Jully Anne Pereira, da Divisão de Turismo de Matelândia, este é um passo importante. “O circuito já é conhecido pela Secretaria de Turismo através de imagens, mas o conhecimento presencial é importante para abrir portas na divulgação e no apoio do Turismo Rural da Agricultura Familiar de Matelândia”, comemora.
O Prefeito Édson Antônio Primon, grande motivador da atividade no município, comemora a conquista de objetivos. “Quando planejamos a implantação do Turismo Rural da Agricultura Familiar em Matelândia, pensamos na diversificação de renda das pessoas que vivem no campo, incrementando o faturamento da família e gerando emprego e renda. Hoje vemos tudo isso se fortalecendo e percebemos que com o apoio da Secretaria de Estado, muitos avanços ainda serão alcançados”, diz.

PRB DEBATE POLITICA





O PRB PARTIDO REPUBLICANO QUE TEM NA PRESIDÊNCIA EM MATELÂNDIA ISAIAS DA COSTA VEM REALIZANDO ENCOTRO SEMANAIS NAS RESIDÊNCIA DOS FILIADOS. NA ÚLTIMA QUINTA FEIRA 24/09 FOI EM AGRO CAFEEIRA ONDE DIVERSAS PESSOAS ESTIVERAM PRESENTES PARA ESCUTAR E DISCUTIR POLITICA. ESTEVE PRESENTE O PRESIDENTE DA FRENTE POPULAR CESAR BERGER, VEREADOR ADEMIR GRAFFUNDER, DR FABRICIO BOZIO FALANDO E EXAUTANDO O TRABALHO QUE O PRB JUNTO COM TODA A EQUIPE VEM FAZENDO NO MUNICIPIO. PARA CESAR BERGER O PRB VENHO COM FORÇA E JÁ É UM GRUPO PARTICIPATIVO NO MUNICIPIO. PARA O VEREADOR GRAFFUNDER ESTAMOS NO LEGISLATIVO PARA TRABALHAR PELA NOSSA COMUNIDADE E O GRUPO DO PRB PODE CONTAR COMIGO. O DR FABRICIO FOI MUITO APLAUDIDO POR SE COLOCAR A DISPOSIÇÃO DO GRUPO DA FRENTE POPULAR. ISAIAS FICOU MUITO CONTENTE, REUNIÕES COMO ESTA VEM ACONTECENDO E TEM SIDO MUITO BEM ACEITO PELOS FILIADOS E PELAS PESSOAS QUE COMPARECEM, PRINCIPALMENTE COM A PREENÇA DA JUVENTUDE. " DISCUTIR POLITICA NÃO TEM HORA E NEM MOMENTO MAS NÃO DEVE SER FALADO SÓ EM EPOCA DE ELEIÇÃO". CONCLUIU ISAIAS.

quinta-feira, 24 de setembro de 2009

Gleisi Hoffmann com Dilma Roussef

Dilma Roussef recebe as prefeitas do ParanáPor iniciativa de Gleisi Hoffmann, presidente do PT Paraná, na últimaquarta-feira (23), a ministra chefe da Casa Civil Dilma Roussef recebeu emBrasília 28 prefeitas de vários partidos políticos, além de vice-prefeitase vereadoras do Paraná.Dilma declarou que para ela, receber as prefeitas foi uma honra e umincentivo ao seu trabalho frente à Casa Civil. “São grandes liderançasparticipando dessa reunião. Elas representam a população de diversasregiões do Paraná, com a força e a capacidade que as mulheres têm deconstruir o bem estar dos habitantes das cidades”, declarou.A ministra também fez uma breve avaliação do governo do presidente Lula.“Pela primeira vez temos um governo que nos deu a certeza que estamosfazendo uma enorme transformação na vida das pessoas”, declarou Dilma, aolembrar que já são 25 milhões de brasileiros que chegaram à classe média emais de 19 milhões que saíram da pobreza.Quanto à participação das mulheres, a ministra chefe da Casa Civil lembrouque, muitas vezes, quando a mulher assume a liderança é chamada deautoritária. “Acho que temos uma grande diferença: temos a capacidade depensar sempre nos mais frágeis, nas crianças e nos idosos”, declarou.A agenda organizada por Gleisi em Brasília contou ainda com uma reunião detrabalho com os técnicos dos Ministérios do Planejamento, doDesenvolvimento Social, Desenvolvimento Agrário e Assuntos Federativos queorientaram as prefeitas nos projetos que são encaminhados para Brasília.“As prefeitas, vices e vereadoras, assim como as secretárias queparticipam das administrações e estiveram conosco aqui em Brasília são demuita batalha e fazem toda a diferença em nosso estado”, declarou Gleisi.Para a presidente do PT do Paraná, o principal objetivo da agenda foifortalecer e incentivar as mulheres que assumiram as prefeituras doParaná.Gleisi lembrou ainda que dos 399 municípios apenas 32 são administradospor mulheres. “Queremos que estas administrações tenham um resultado muitobom, porque elas servirão de referência para outras mulheres entrarem napolítica”, destacou Gleisi.

Governo de Matelândia divulga inscritos à eleição do Conselho de Segurança


O Presidente da Comissão Eleitoral para o processo de eleição de membros do Conselho de Segurança Pública de Matelândia, divulgou através de edital a relação dos candidatos inscritos para concorrer aos cargos de Presidente, Vice Presidente e Tesoureiro desta entidade no município, conforme determina o Decreto 205/2009.
Três inscritos pleitearão as funções. De acordo com o calendário de atividades para a eleição, a homologação das candidaturas válidas acontecerá até o dia 1º de Outubro e no dia seguinte acontecerá o sorteio dos nomes para constar na cédula de votação. Este também será o marco para o início do período de campanha eleitoral, que terminará no dia 20 de outubro. A eleição acontecerá no dia 23 de Outubro de 2009 em diversos pontos do município.
As funções dos eleitos frente ao Conselho terão mandato de dois anos e não terão remuneração.

quarta-feira, 23 de setembro de 2009

CTG QUERÊNCIA NOVA DE MATELÂNDIA COMEMOROU SEMANA FARROUPILHA 2009
















Em clima de muita festa e tradição o CTG Querência Nova de Matelândia através do Patrão Hermes de Alencar (Nego Mello) , vice Ricardo Morais e toda a patronagem receberam no dia 6 de setembro a chama criola. A programação continuou de 14 a 20/09 quando todas as noites foram servido pratos tipicos, tertulia livre a apresentação culturais e no domingo dia do GAUCHO foi encerrado com a cavalgada e costelão no fogo de chão.
fotos e matéria Cesar Berger










































































DOBRANDINO PEDE MAIS VIATURAS PARA A DELEGACIA DE POLÍCIA DE MEDIANEIRA


O deputado Dobrandino da Silva (PMDB) encaminhou ofício ao secretário estadual de Segurança Pública, Luiz Fernando Delazari, solicitando mais viaturas para atividades e ações policiais da Delegacia de Polícia de Medianeira.
Dobrandino destaca que as viaturas irão proporcionar maior segurança e tranqüilidade para a população, diminuindo assim o índice de delitos na região, além de melhorar o trabalho desenvolvido pelos policiais da unidade policial.
Segundo o delegado da Polícia Civil de Medianeira, Valmor Treib, as viaturas solicitadas irão acrescentar e renovar a frota de veículos da Delegacia, que também é responsável pelos municípios de Missal e Serranópolis do Iguaçu.
Uns dos principais problemas enfrentados pela delegacia são as viaturas que já possuem um tempo considerável de uso, e consequentemente acabam ficando muito tempo em conserto, prejudicando assim as atividades policiais, como patrulhamento, investigações, já com as novas viaturas esse problema diminuiria, pois a disponibilidade dos veículos seria permanente.

segunda-feira, 21 de setembro de 2009

Budel e Samis em Céu Azul 2010


O presidente do PSDB de Céu Azul e presidente do Legislativo Jorge Rieger, em companhia de colegas vereadores, prefeito Telles e demais lideranças receberama visita do Presidente do Legislativo de Foz, Carlos Budel e do ex prefeito de Samis da Silva ambosdo PSDB “Estamos visitando os municipios visando o pleito de 2010” destaca Budel.

quarta-feira, 16 de setembro de 2009

Berger recebe livro dos 70 anos do Parque Nacional (Cataratas do Iguaçu)



O reporter Cesar Berger que esteve junto com o prefeito de Matelândia Edson Primon e a secretária de Educação e Cultura Rosane Crenitte (SIKI) na sede administrativa do Parque Nacional do Iguaçu - Foz do Iguaçu teve seu registro fotografico do momento em que o Chefe do Parque Jorge Pegoraro lhe entregou um livro dos 70 anos do Parque contento história e diversas fotos resgatadas das de pessoas que visitaram as Cataratas do Iguaçu.

segunda-feira, 14 de setembro de 2009

Beto Richa no lançamento da EXPO TOLEDO 2009


Beto Richa prefeito de Curitiba recebendo abraço dos vereadores Edson Alves, Ademir Graffunder (Matelândia) e do presidente do Legislativo de Foz do Iguaçu Carlos Budel no lançamento do EXPO TOLEDO 2009 no dia 11 de setembro na cidade de Toledo. “Para o vereador vice presidente do legislativo Edson encontrar-se com lideranças estaduais como Beto Richa nos entusiasma ainda mais de fazer um trabalho voltado aos munícipes com melhor qualidade de vida e avanços” completa Edson.

Pedido de Centro Esportivo é entregue a Ratinho Junior



* Dep. Fed. Ratinho Jr presidente estadual do PSC, Cesar Berger pres. da Frente Popular, Dorival Horn pres. do PSC em Matelândia e Gilson Picouto pres. do PSC de Ramilândia em recente encontro em Curitiba.
No sábado 12 de setembro aconteceu no Estação Embratel Convention Center em Curitiba o 1º encontro estadual do PSC que tem na presidência o deputado federal Ratinho Junior. Cerca de 500 lideranças de todo o estado estiveram presentes, presidentes municipais, vereadores, prefeitos e filiados. No encontro que teve inicio as 8:30 e termino as 18:00 horas vários palestrantes estiveram motivando, ensinando e passando novas regras políticas visando já a eleição estadual em 2010. O encontro foi presenciado por várias lideranças estaduais como o vice governador Orlando Pessuti (PMDB), Gleisi Hoffamann e Paulo Bernardo (PT), Osmar Dias (PDT), Ricardo Barros (PP), Ricardo Gomidy (PCdoB) e a cúpula nacional do PSC. Mostrando assim a credibilidade que o presidente estadual tem no estado. Aqui da região oeste um ônibus partiu de Foz levando lideranças de vários municípios para o encontro, de Matelândia o presidente Dorival Horn acompanhado do repórter Cesar Berger entregaram ao deputado federal Ratinho Jr pedido do secretario de esportes de Matelândia Luiz Costenaro que também foi assinado pelo prefeito Edson Primon para a construção de um Centro Esportivo no valor de R$ 650 mil reais. O deputado ao receber os documentos disse que vai se empenhar por este pedido onde vai colocar em novembro no orçamento da união para que Matelândia seja contemplada com esta obr. “ O nosso gabinete em Brasília e Curitiba esta a disposição do prefeito Primon”, “gostamos de ter estas parcerias para que junto com nossas lideranças do estado possamos fazer o Paraná que nós queremos comentou Ratinho.

APAE de Matelândia receberá obra de ampliação e reforma



A Administração Municipal de Matelândia assinou ordem de serviço para ampliação e reforma da APAE, escola Jesus Menino. Os investimentos são da ordem de R$ 32,7 mil e que vem para o município a fundo perdido através de emenda do Deputado Federal Takayama do PSC.
Ao ato, presenças ilustres do Prefeito Primon, do Vice Prefeito Gilmar Mota da Costa, secretários municipais, diretoria da APAE, professores, alunos e autoridades.
A obra consiste em ampliação de sala de aula, e construção de uma lavanderia e dispensa.
“Esta obra é de suma importância, pois com estas construções nós poderemos ampliar nosso refeitório e cozinha para melhor atender nossos alunos”, comentou Sirlei Baccin, Diretora da APAE. Dona Rosa Iracet, Presidente da APAE declarou que a obra só irá acontecer graças ao empenho da Administração Municipal de Matelândia. O Prefeito Primon declarou que outras melhorias poderão vir para a entidade para que os alunos tenham cada vez mais condições de permanência na escola.
* Prefeito Primon acompanhado de crianças da APAE assinou ordem de serviço para reforma e ampliação da APAE.

quarta-feira, 9 de setembro de 2009

Cantora de Matelândia na final do FERMOP














Palotina foi anfitriã da primeira fase do FERMOP 2.009 e no final de semana que passou a cidade de Itaipulândia recebeu o que há de melhor nas interpretações sertanejas e populares de nossa micro região.
O Departamento de Cultura do Município de Matelândia enviou para a segunda fase classificatória do 4º FERMOP a cantora Zulma Deitos Neumann que conquistou o segundo lugar na categoria popular e interpretou a música Conversando no Bar de Elis Regina e se classificou para a final do Festival que será realizado em Corbélia durante o mês de outubro.
Em Itaipulândia 12 municípios estiveram representados com 14 participações nas categorias sertaneja e popular.
A terceira etapa será em Guairá e a quarta será em Lindoeste.
Foto: Zulma Deitos Neumann de Matelândia ao centro da foto, classificada para a final do FERMOP, ladeada pelo Presidente da AMOP Eliezer Fontana, Edson Moraes da TV Tarobá, Diretor de Cultura de Matelândia Nego Mello, Prefeito Lotário Knob e Primeira Dama de Itaipulândia Angelita.






terça-feira, 8 de setembro de 2009

RAMILÂNDIA



Destaque ao casal Marcia e Orlando de Oliveira (NINO) vereador e Presidente do Legislativo de Ramilândia. Exercendo o 4º mandato consecutivo Nino tem se demostrado conhecedor das causas do municipio. "Estamos trabalhando pela qualidade de vida da nossa comunidade destaca Nino que também é professor no Colegio Alberto Santos Dumont.

sexta-feira, 4 de setembro de 2009

Batatinha em Matelândia

O reporter da TV Tarobá (tempo quente) BATATINHA em visita a Matelândia passou no gabinete do prefeito Primon e também na sala da imprensa onde foi recebido por Eloi Roque, Cesar Berger e Joacir Suzin. A musica que chamou atenção do Batatinha em Matelândia foi " eu gosto tanto ti você" Hahahaha

Eleições para Diretores das Escolas Municipais acontecerão em Matelândia


Neste ano acontece a eleição para Diretores das Escolas Municipais de Matelândia. O processo tem freqüência bienal.
Na segunda-feira a Secretaria Municipal de Educação encaminhará os Editais e toda a normativa que envolve o processo de eleição para as escolas. “Este é um processo maravilhoso na escola, porque envolve toda a comunidade escolar e tem a participação dos pais para o exercício pleno da democracia”, disse a Secretária Municipal de Educação e Cultura, Rosane Maria de Costa Marocco Crenitte. A Secretaria também prepara momentos em que os candidatos poderão apresentar para a comunidade escolar suas propostas para conduzir a direção da escola. Segundo a Secretária Rosane, a partir de 15 de Setembro os interessados deverão inscrever-se para o pleito e a Secretaria de Educação também pretende oferecer uma formação para os interessados em ser gestores, para que eles conheçam de fato a estrutura administrativa de uma escola e assim estejam preparados.

quarta-feira, 2 de setembro de 2009

Município de Matelândia premia Misses com estágio junto à Prefeitura




As Misses Mariane (2009) e Silviane (2008) desenvolvem estágios junto ao Governo de Matelândia.

Desde o ano passado, o município de Matelândia oferece uma premiação especial para a vencedora do concurso Miss Matelândia, além do título e faixa, tradicionalmente entregues a representante da beleza da cidade. A Miss Matelândia 2008, Silviane Rogiski Barbosa foi a primeira a receber esta premiação, que consiste em um ano de trabalhos prestados junto ao Governo Municipal como estagiária. O trabalho respeita a legislação vigente e procura oferecer uma oportunidade motivadora para as Misses. Silviane disse que o trabalho gerou oportunidades. “Com o estágio que realizei na Prefeitura conheci pessoas que abriram portas para minha vida profissional”, disse a estudante de Segurança em Trabalho. Neste ano, a Miss Matelândia Mariane Parizotto também foi agraciada com este estágio junto ao Governo Municipal. “Eu espero crescer profissionalmente e acredito que esta é uma boa oportunidade para isto”, afirma.

Aciv lança pedra fundamental da construção da sede própria



Aconteceu na manhã de ontem (31) o lançamento da pedra fundamental para construção da sede própria da Associação Comercial e Industrial de Vera Cruz do Oeste (Aciv). Autoridades municipais como o presidente da Aciv, Alcir Setti, o prefeito Eldon Anschau e esposa Marli Anschau, o pároco Jurandir F. Fripp, secretários, vereadores municipais, comerciantes e comunidade, marcaram presença na solenidade.
As futuras instalações da Aciv serão em um terreno de 468 m², localizado na rua Duque de Caxias, ao lado da horta orgânica do Provopar. O projeto total é de 500 m² de construção, mas nesse primeiro momento serão levantados 12x10,5 metros em dois pisos,com espaço para recepção, sala da presidência e reuniões, secretaria, sala de estagiários, cozinha e dois banheiros.
Conforme o presidente, a parte estrutural do restante da obra também ficará pronta e terá estrutura para dois pisos e uma cobertura, onde se pretende num futuro próximo ser aproveitada como área de lazer para o associado realizar reuniões e confraternizações Ainda será instalado um auditório neste local. “Por enquanto estes espaços ficarão em segundo plano, visto que a intenção é priorizar a construção dos espaços de primeira necessidade”, frisou o presidente.
Para o prefeito municipal, Eldon Anschau, a manhã de ontem foi um marco importante para a área do associativismo, pois demonstrou toda a sua força e vigor. “Mesmo o comércio e indústria passando por dificuldades eles estão se destacando com investimentos em seus próprios empreendimentos, e também apoiando esta iniciativa da Aciv. A prefeitura vai ser parceira da Aciv nesta ação”,frisou.
A solenidade prosseguiu com a benção do local concedida pelo padre Jurandir, em seguida foi servido um café da manhã de confraternização.

DOBRANDINO VIABILIZA PONTE EM DIAMANTE DO OESTE

DOBRANDINO VIABILIZA PONTE EM DIAMANTE DO OESTE

O deputado Dobrandino da Silva (PMDB) entregou neste final de semana à prefeita de Diamante do Oeste, Inês Gomes, o convênio da Secretaria Estadual dos Transportes e o Município, através do qual o DER (Departamento de Estradas de Rodagem) vai fornecer vigas e materiais para a construção de uma ponte sobre o Rio São Domingos no município de Diamante do Oeste.
Segundo Dobrandino, a construção beneficiará duas comunidades indígenas, uma com 56 famílias e outra com 27 famílias, e ainda outras duas comunidades: Ponte Nova e Lagoinha.
A construção dessa nova ponte é fundamental, de vez que irá melhorar o acesso da população ao centro da cidade, e facilitar muito o transporte local, o escoamento da safra agrícola e deslocamento dos alunos até as escolas da cidade.
O deputado destaca que uma das preocupações é o tempo de uso da ponte, que já tem mais de 30 anos e sua estrutura em madeira é prejudicada pelas enxurradas, que acabam encobrindo a ponte devido ao grande fluxo de água, colocando em risco a segurança dos usuários.