quinta-feira, 17 de junho de 2010

Curitiba recebeu vereadores de cidades fronteiriças

Carlos Budel, pres. do comite latino americano Oscar Toledo e  Monsart

Participantes de vários paises

Vereadores com o prefeito Luciano Duci
Equipe de trabalho de recpeção

O presidente da Câmara Municipal de Foz do Iguaçu, Carlos Juliano Budel levou as reivindicações dos municípios de fronteira ao Congresso do Comitê Latino-Americano de Parlamentos Municipais. O encontro reuniu representantes de  delegações estrangeiras nas dependências do Hotel Caravelle no último final - de- semana. Budel, que também é o primeiro-secretário do comitê latinoamericano de parlamentos municipais, representando o Brasil, e presidente da Frente Parlamentar Internacional de Municípios de Fronteira, elogiou a iniciativa do evento e expôs uma longa pauta de reivindicações da região Trinacional. "Os municípios fronteiriços possuem problemas específicos. Há anos, Foz do Iguaçu e demais comunas da Tríplice Fronteira reivindicam uma legislação específica, que facilite as transações comerciais multilaterais”.
O presidente da camara de vereadores de Curitiba Derosso fez a abertura dos trabalhos com boas vindas. Além dos vereadores representando os países membros também participaram o secretário municipal de Assuntos Internacionais e Cerimonial, Eduardo Guimarães, o presidente da União dos Vereadores do Paraná (Uvepar), Bento Batista da Silva, e os cônsules da Argentina, Hector Gustavo Vivacqua, do Uruguai, Bruno Faroni, e do Paraguai, Hector Galiano. O temário definido pelo Comitê Latinoamericano de Parlamentos Municipais priorizou os assuntos de interesses comuns, dando ênfase a exposição de conhecimento de ações e experiências.  O prefeito de Curitiba, Luciano Ducci, participou do evento e aproveitou a ocasião para conclamar pelo fim das barreiras que ainda separam os países do continente. “A união de parlamentares, com o objetivo de aprimorar o trabalho dos legislativos municipais latinoamericanos, é emocionante", disse o prefeito na abertura, após a execução dos quatro hinos nacionais dos países participantes do evento - Paraguai, Uruguai, Argentina e Brasil.
Em sua palestra, Budel pediu urgência na construção da segunda ponte entre Brasil e Paraguai, destacando a necessidade de levar o ramal da Ferroeste, projetado para Foz do Iguaçu, até o Paraguai. Essa conexão irá interligar os trilhos do Brasil com os do Paraguai, Argentina e Chile. “É a viabilização do velho sonho de ligar os oceanos Atlântico e Pacífico”.  Ainda, segundo Budel, esta interligação ferroviária estava prevista no acordo original para a construção da segunda ponte sobre o rio Paraná, datado de 1992. Em 2005, a pedido do governo brasileiro, a via férrea foi suprimida do projeto e a nova ponte será apenas rodoviária.
“Levar os trilhos da Ferroeste até o Paraguai, via Foz do Iguaçu, significa induzir o desenvolvimento da região de Foz do Iguaçu e, sobretudo aumentar o movimento do Porto de Paranaguá”, arrematou o presidente da Câmara Municipal de Foz do Iguaçu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário