sexta-feira, 18 de novembro de 2011

Audiência Pública da Estrada Parque do Caminho do Colono em Serranópolis do Iguaçu

 

 

Prefeito de Serranópolis do Iguaçu, o anfitrião da audiência pública para a reabertura do Caminho do Colono, muito contente com o evento: Sehn afirmou: “Esperamos que agora seja o caminho certo para resolver essa situação que vem angustiando a população de Serranópolis do Iguaçu. Agradecemos a comitiva dos deputados que fazem parte desta Comissão Especial da Câmara dos Deputados que analisa este projeto de lei do Deputado Assis do Couto”
 



Deputado Sciarra  comandou a audiência pública em Serranópolis do Iguaçu, várias autoridades presente na  mesa de honra por ocasião da abertura dos trabalhos da audiência
Deputado Federal Assis do Couto, autor do projeto de lei 7.123 de 2010, explicou como idealizou a alternativa para o Caminho do Colono, afirmando que será uma luta demorada mas que tudo foi pensado no sentido da preservação do meio ambiente e da necessidade de ouvir todos e tentar convencer àqueles contrários a idéia. Disse, ainda, que o projeto de lei com as discussões na comissão especial e com as audiências realizadas, ouvindo a todos, o projeto será aperfeiçoado. Parabenizou o relator Nelson Padovani pelo trabalho que está fazendo na elaboração do parecer.

Ao longo do tempo, as opiniões mudaram sobre às formas de uso da Estrada do Colono e sobre a relação dos moradores daregião com o Parque Nacional do Iguaçu.
Fruto desse processo é o Projeto de Lei n° 7123/2010, que prevê a criação de uma estrada sustentável no histórico leito da Estrada do Colono. De acordo com a proposição, sua instituição está condicionada à existência de:
a) “Guaritas de controle de acesso de veículos e pessoas;
b) funcionamento apenas no período diurno;
c) presença de redutores de velocidade, mirantes e alternativas para passagens de animais;
d) pavimentação com blocos de basalto, vedado o asfaltamento;
e) uso exclusivo por automóveis de passeio, de turismo, da administração da unidade de conservação e oficiais, inclusive do Exército Brasileiro.”
A Comissão Especial da Câmara dos Deputados para analisar o projeto de lei do Deputado Assis do Couto, tem como Presidente o Deputado Eduardo Sciarra; como Vice-Presidente o Deputado Dilceu Sperafico e como Relator do Projeto o Deputado Nelson Padovani.

O presidente da Câmara de Vereadores de Serranópolis do Iguaçu Evandro Mazurana, também formado em Gestão Ambiental, defendeu a Estrada Parque Caminho do Colono no Parque Nacional do Iguaçu, discorrendo sobre os benefícios e que da forma projetada não trará prejuízos ao meio ambiente. Em muitos lugares do Brasil e no mundo existem estradas nestes moldes e não trazem prejuízos ambientais. O recomendável, agora, e unir o homem ao meio ambiente, convivendo de forma harmônica.

ACAMOP TEM COMO BANDEIRA DEFENDER A REABERTURA DO CAMINHO DO COLONO
Presente na Audiência Pública em Serranopólis do Iguaçu o vereador de Matelândia e presidente da ACAMOP Ademir Graffunder, que disse em seu discurso "O 1° ato da nossa diretoria foi visitar a entrada do parque e fazer uma matéria divulgando nos orgão de imprensa e no informativo da ACAMOP que o Caminho do Colono poderia ser reaberta, mantivemos contatos com as 50 câmaras e com os 500 vereadores da nescessidade de reabrir esta estrada, acreditamos e estamos junto nesta luta pelo melhor entrosamento entre as regiões oeste e sudoeste do Paraná.

Entrada do Parque em Serranópolis do Iguaçu

Em Capanema atravessia de balsa, 18 kms que divide as duas regiões


Nenhum comentário:

Postar um comentário