segunda-feira, 26 de março de 2018

   AJUDA DO GOOGLE FAMILIA ALVES DA SILVA E BERGER REENCONTRO PARENTES
Por Leandro Zanotto leandroz@jornalbomdia.com.br

Foto Leandro Zanotto


Esta matéria é familiar destaca Cesar Berger que hoje 26 de março de 2018, um ano após reencontrar através de busca na internet irmã de minha vó paterna que a 57 tinha desaparecido. Elas moram em Ubatuba litoral de São Paulo. Rosane buscou sobrenome Berger e encontrou no Blog do Pimentinha uma foto que eu tinha colocado com minha vó anunciando o seu falecimento.
Emoção! Esta palavra foi repetida e sentida pelos três irmãos, Vitória (75), João (71) e Santina (66), que após 57 anos voltaram a se encontrar. O local escolhido para tão esperado encontro, cheio de saudade, foi Erechim, terra em que ambos nasceram, cresceram e na juventude, com outros dois irmãos já falecidos (Agenor e Aniversina), se despediram para seguir uma jornada de mais de meio século de distância, que encerrou na tarde da última segunda-feira (26) quando se reencontraram novamente.


Acompanhados de filhos, netos, cunhados entre outros familiares, assim como amigos, os três irmãos receberam a reportagem do Bom Dia, juntos, abraçados e muito sorridentes. Já debilitado devido a um acidente vascular cerebral, José, que atualmente precisa de uma cadeira de rodas para se locomover, expressa com os olhos cheios de lágrimas o amor que sente pelas irmãs, principalmente por Vitória, com quem perdeu o contato há 57 anos. A filha de Vitória, Rosane Silva Munduruca, é uma das responsáveis pela realização do encontro. A jovem conta que atendeu um pedido da mãe e procurava há muitos anos pelos tios que moravam na região Sul. "Eu não conhecia ninguém da família da minha mãe. Ela falava apenas o sobrenome Alves da Silva, que era muito comum. Até que em novembro do ano passado lembrou o sobrenome de casado de uma das minhas tias que era Berger. Então na internet, encontrei  no Blog do Pimentinha uma nota de falecimento desta tia e descobri o contato de outros familiares que também tinham o sobrenome Berger", explica Rosane. 
O responsável pelo site era o filho de Osvaldo Berger, César Berger, que é neto de uma das irmãs - Aniversina, que faleceu há cinco anos, já com 84 anos, em Erechim e tinha assim como todos os irmãos o sonho de rever a irmã. Seu Osvaldo conta orgulhoso que o filho que é jornalista Blog do Pimentinha, também participou da ação de juntar os irmãos. "Fiquei muito emocionado quando soube que ele tinha encontrado a minha tia que procurávamos há tanto tempo", destaca.
Ainda emocionada com o encontro, Vitória, explica que a família de agricultores nasceu em Faxinalzinho e posteriormente se mudou para Erechim. "Na época eu tinha 17 anos e fui para São Paulo em busca de trabalho. Então comecei a morar na cidade de Ubatuba, que fica no litoral paulista. A carta era a única forma de comunicação. Com o tempo perdemos o contato, mas eu sempre os procurei e acreditei, pedindo ajuda de Deus para um dia encontrar todos novamente", lembrou a irmã.  
A outra irmã, Santina, comenta que na procura por Vitória a família chegou a ir a um cartório para procurar registros de casamento ou óbito. "O José trabalhou 11 anos em São Paulo. Neste período ele andava com uma foto da Vitória no bolso e tinha esperança de encontrar ela", comentou. 
Conforme Rosane, filha de Vitória, a decisão do reencontro ocorrer na cidade de Erechim, se deu devido aos problemas de locomoção de José. "Vamos ficar até a próxima quinta-feira (29). Espero que agora os encontros entre essa família ocorreram mais seguidamente", finalizou a jovem, levando todos aos sorrisos. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário